Pagamento
Hora de pagar o boleto e a conta não chegou
Situação traz incômodos aos usuários, que precisam sair em busca da segunda via do documento e não raro são obrigados a pagar com juros
Flávio Neves -
O pagamento das faturas está se tornando uma atividade estressante para muitos pelotenses, já que as contas não chegam às residências antes do prazo de vencimento. Por essa razão a população é levada a dar início a uma busca pela segunda via do documento.
Esse é o caso de Ubiratan de Lima Aires. Há alguns meses ele tem tido que se deslocar até uma agência dos Correios para ter acesso à fatura de um empréstimo. Porém, esse mês o transtorno foi ainda maior. Ao buscar o serviço o empresário foi informado que o atendimento não estaria sendo realizado por falta de efetivo. Para resolver a situação e não ter que arcar com juros de R$ 117,00 por um dia de atraso, Ubiratan precisou ir até o banco e, com o gerente, conseguir o documento.
Caso semelhante ao de Simone Sinotti, 42, moradora da avenida Guadalajara - Cohab Tablada. As contas do cartão de crédito sempre atrasam - este mês a conta venceu no domingo passado e a fatura só chegou pelo Correio na última terça-feira. Em conversa com a reportagem do Diário Popular, dois funcionários dos Correios, que preferiram não se identificar, afirmaram estar enfrentando problemas com a falta de trabalhadores e de não estarem dando conta da forte demanda.
Em nota, a assessoria dos Correios justificou os atrasos por falta de empregados. Porém, a entidade diz que as entregas nas ruas de Simone e de Ubiratan, morador da rua Doutor Cassiano - Centro, já estariam regularizadas. Acrescenta ainda que funcionários teriam sido enviados como apoio ao Centro de Distribuição. O morador do Centro, porém, continuou sem receber a fatura do empréstimo.
Os Correios não possuem previsão de um novo concurso para a contratação de novos carteiros, sendo que o último foi realizado em 2011.
Sem fatura?
O consumidor deve estar atento aos prazos de vencimento. Caso não receba a fatura em casa precisará buscar outros meios de pagamento, como emissão de segunda via pela internet ou ir até a empresa em busca da conta. O não pagamento até a data de vencimento do boleto poderá gerar cobrança de juros.
A supervisora de educação do Procon Pelotas, Nóris Finger, recomenda as pessoas que se encontram nessa situação que entrem em contato com a empresa responsável pelo serviço e também com os Correios para analisar se não existe inconsistência nos dados da fatura como: Nome da rua, no Código de Endereçamento Postal (CEP) ou nome de emissão da conta. Os Correios podem ser contatados para registrar reclamações pelo site www.correios.com.br, ou pela Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC), telefone 0800 725 0100 - de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Caso o problema persista, independentemente da empresa, o consumidor poderá procurar o Procon, localizado na praça Rio Branco, 07 - antiga Estação Férrea. O horário de atendimento é das 12h30min às 18h30min.
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